terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Problemas resolvidos? Essa é a questão!

Com o objetivo de informar e alertar aqueles que tem interesse na compra de uma GR250T3, postei abaixo uma síntese dos problemas encontrados na moto e as soluções para os mesmos.

A GR250T3, da Garinni Motors é uma 250cc estilo custom com um preço acessível. A moto encanta a todos pelo sua robustez e visual muito bonito que lembra, resguardadas as proporções, uma mistura de Fat Boy e Heritage Classic da Harley-Davidson Motorcycles. Dotada de freio a disco nas duas rodas, com sistema progressivo de frenagem ela oferece segurança no momento preciso muito embora alguns achem o freio um pouco "borrachudo". Na minha opinião o sistema de freios da GR250T3 é excelente. Com suas 250 cilindradas cúbicas e seus 24,1cv a GR250T3 desempenha muito bem o seu papel, tanto no plano como nos aclives mais acentuados. A dirigibilidade é boa levando-se em conta o tamanho da moto e o curso da direção que é diferente dos outros estilos. Ao fazer uma curva fechada, numa esquina por exemplo, o piloto é obrigado a "abrir" mais do que necessitaria em uma moto street ou trail. O banco do piloto é confortável mas o do carona precisa ser refeito necessitando ainda um Sissy Bar. Custo: R400,00 no Saci Bancos com 3 tipos de espuma de densidades diferentes e acabamento primoroso. Os pneus Metzeler são bem dimensionados para o tamanho da moto e tem ótima aderência. O consumo da GR250T3 quando pilotada em condições normais chega a surpreender pois na cidade consegue-se chegar a 30km/l. Na estrada atinje 37km/l numa velocidade média de 90km/h. O motor tem pouco torque mas em compensação a partir da 4ª marcha a moto desenvolve muito rápido chegando aos 140km/h na velocidade final após a 5ª marcha. O câmbio é macio e a embreagem um pouco dura mas uma regulagem e boa lubrificação amenizam esse desconforto. O farol principal da GR250T3 é fraco e seria preciso redimensioná-lo. Os ditos faróis auxiliares são apenas decorativos pois deixam a desejar quanto à função. A posição de pilotagem é ótima e as pernas não formam o tradicional angulo reto com o tronco, comum na maioria das motos pois as plataformas avançadas permitem um postura agradável. A moto tem um peso seco de 170kg o que significa fácil equilíbrio em qualquer situação.
Problemas apresentados e respectivas soluções:
- a corrente de transmissão faz um barulho desagradável e necessita constantemente de ajuste. Solução: troque por uma corrente com retentores. Na minha moto foi colocada uma KMC e há mais de 6 meses não foi necessário ajuste nem lubrificação. Custo: R$105,00.
- a caixa de direção normalmente vem mal ajustada e com pouca lubrificação, necessitando ajuste semanal.
Solução: peça a um mecânico experiente para lubrificar e fazer o aperto correto. O barulho cessará.
- os amortecedores originais são fracos e não foram dimensionados para o peso da moto e sim para a cilindrada fazendo com que após os 3.000km a moto fique "quicando". Isso poderá ocasionar (como aconteceu com a minha) ruptura no chicote causada pelo roçar do pneu na fiação que vai até a traseira da moto para ligar os piscas e lanterna.
Solução: troque os amortecedores pelos da CB500. Eles são mais robustos e condizentes com o tamanho e peso da moto, principalmente se voce anda com carona e alforjes cheios.
- as abas (orelhas) soldadas do quadro, que servem para fixar o tanque de combustível são finas demais e com a vibração acabam quebrando na solda, deixando o tanque instável. Na minha moto aconteceu isso e só foi detectado por causa de um ruído que vinha exatamente da região mencionada.
Solução: verifique constantemente as abas ou solde outras com maior espessura.
- nos faróis ditos auxiliares existem "copos" cromados que encobrem as lâmpadas. A função é apenas decorativa mas podem dar um pouco de dor de cabeça. Com a vibração as hastes de fixação destes "copos" quebram fazendo que eles fiquem soltos e quicando dentro do bojo do farolete ocasionando esfolados e arranhões no cromado do mesmo.
Solução: ao comprar a moto peça para retirarem os copos. Não vai alterar em nada a beleza da moto.
- cuidado com as abraçadeiras que são soldadas no quadro e que servem para fixar cabos e fios. Elas são muito finas e no manuseio ao lavar e secar a moto elas acabam quebrando.
Solução: ou tenha muito cuidado ou caso quebre alguma, solde outra de parede mais espessa.
- o descanso lateral ou "pezinho" tem pouco ângulo de inclinação em relação ao solo deixando a moto, a meu ver, instável com risco de queda.
Solução: retirar o descanso lateral e mandar dar uma angulação maior e depois cromar novamente pois o trabalho é feito com maçarico. Essa medida não é necessária caso os amortecedores originais sejam trocados pelo da CB500.
Basicamente são estes os problemas crônicos encontrados na GR250T3 e que tiveram soluções felizmente.
Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail:
mgventosdoasfalto@gmail.com
Mr. Lee Riders

12 comentários:

  1. Olá! Muito legal seu blog! Moro em Blumenau,SC, e aqui a pouco mais de um ano instalou-se uma revenda da Vento... To louco pra comprar uma dessas,já li 50x seus posts...rs O que vc diz,vale a pena? Grande abraço,e continue postando suas historias!

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  2. Oi lee, seu blog é realmente de grande importancia para nós que temos ou teremos uma GR 250, como é meu caso(estou no consorcio), e ao saber que podera haver alguma mudança nos modelos 2010, fico meio indecisso se dou ou não um lance antes do lançamento, pois parece que muitos problemas serão corrigidos.mas continue postando suas aventuras.

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  3. Olá, muito bom este blog e muito excitante a idéia de pegar uma moto e fazer uma trip similar a descrita aqui no blog.. Uma pergunta?

    Por acaso tu mandou um email para a Fabricante relatando os problemas e as soluções? Abrass

    Vinícius
    vinipaviani@hotmail.com

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  4. OLA AMIGO LEE, fico satisfeito em saber que não vendeu sua GARINNI e que esta curtindo bem .
    Estive anotando todas correções que vc fez , espero que a empresa aproveite essa consultoria .
    Não vejo a hora de estar com a minha.

    http://www.youtube.com/watch?v=7gz9rgtzhT4 neste URL do Orkut, estive vendo a Vento com modificação do Guidon e na descaraga, ficou show de Bola.Abraços, Obrigado por esse BLOG

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  5. Olá pessoal,
    A Garinni Motors está acompanhando o blog e já enviou-me e-mail informando que as sugestões apresentadas para a solução dos problemas encontrados na GR250T3 serão de grande valia no modelo 2010. Essa foi a informação que recebi do Gerente de Pós-Venda através de e-mail.
    Obrigado a todos que prestigiam este blog. Ele não é meu mas de todos vcs que o acessam, pois sem esta participação tudo que escrevo não teria sentido. Valeu pelo apoio.
    Continuarei esmerando-me para contribuir com a melhoria e o aprimoramento do produto: a moto!

    Um abraço!

    Mr. Lee Riders

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  6. Bom dia a todos estou a procura de uma moto gostei muito do que vi sobre a garinni250 mas tenho ia pergunta as peças dela e racional de achar por ela ser una moto japonesa

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  7. Bom dia a todos estou a procura de uma moto gostei muito do que vi sobre a garinni250 mas tenho ia pergunta as peças dela e racional de achar por ela ser una moto japonesa

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  8. bom dia a todos... excelente moto ...
    rodei de Belem-Pa ate Prado-Ba...foram 2700 km de estrada em 4 dias...muito valente a gr250t3...

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  9. Alguem sabe me responder Qual a velocidade máxima que ela atinge?
    Pois a minha não passa dos 80km.

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  10. Alguem sabe me responder Qual a velocidade máxima que ela atinge?
    Pois a minha não passa dos 80km.

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  11. Alguem sabe me responder Qual a velocidade máxima que ela atinge?
    Pois a minha não passa dos 80km.

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  12. Michel, a minha chega fácil a 130km/h em retas e já cravei 150km/h numa descida. Sua moto tá com algum problema de carburador, com certeza. Abraços.

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